Organização do Trabalho Pedagógico

No CEMI do Cruzeiro, o Ensino Médio é integrado à Educação Técnica e Profissional (ETP) e ofertado de forma Integral, com os tempos e espaços das atividades educacionais distribuídos nos períodos matutino e vespertino.

Excepcionalmente em 2022 a unidade de ensino terá duas formas de organização, uma dedicada as primeiras turmas do Novo Ensino Médio (NEM) e outra as turmas do 2ª e 3º anos cujo ingresso ocorreu em 2019 e 2020, respectivamente ambas orientadas pelo Plano de Curso aprovado em 2015.

Na implementação do NEM integrado à ETP, teremos o curso de Técnico de Nível Médio em Informática para a Internet, orientado pelo novo Plano de Curso (em processo de aprovação) e organizados em quatro Blocos:

  1. Formação Geral Básica (FGB) – Unidades curriculares de oferta obrigatória e presencial. Visa aprofundar e consolidar as aprendizagens essenciais do ensino fundamental, além de desenvolver a capacidade de resolução de problemas complexos, através do conjunto de competências e habilidades das áreas de conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  2. Itinerário Formativo Diversificado – Eletiva orientadas para as quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas Tecnologias) com o objetivo de aprofundar conceitos e conhecimentos da Formação Geral Básica. Oferta mista, presencial e/ou à distância.
  3. Itinerário Integrador (EMTI) – Unidades que buscam a ampliação da jornada escolar do aluno e o favorecimento de suas aprendizagens e seu desenvolvimento nas dimensões cognitiva, física, social, emocional e cultural.
  4. Itinerário Formativo Técnico – Unidades curriculares que preconizam o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, desenvolvidas conforme previsto no Plano de Curso aprovado pelo Conselho de Educação do Distrito Federal – CEDF (Portaria nº 199-CEDF, DODF nº 222, de 19/11/2015).

Organização de tempos e espaços

A carga horária dos componentes/unidades curriculares para os alunos ingressos em 2022 está distribuída em créditos. Onde, 1 crédito semanal, equivale a 20 horas/aula semestral, correspondendo a 16h40min/semestre.  

A carga horária total é de 4.966 horas distribuídas em seis semestres letivos, totalizando 298 créditos. Esse total de horas se divide da seguinte forma: 

  • 1.700 horas na Formação Geral Básica do Novo Ensino Médio (102 créditos)
  • 1.100 horas do Itinerário Formativo Diversificado por áreas do Conhecimento (66 créditos)
  • 1000 horas do Itinerário Integrador no âmbito do EMTI (60 créditos) 
  • 1166 horas do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (70 créditos)

A frequência será computada por componente/unidade curricular, e o estudante deve alcançar o mínimo de 75% de frequência para a obtenção de créditos.

O regime do curso é Semestral, sendo o total de semestre que compõe o Curso igual a seis. Cada semestre e ou módulo corresponde ao período de 20 semanas.

O turno é Integral, com atividades educativas nos períodos matutino e vespertino (10 horas/dia).

Atividades realizadas a distância

Frente ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), principalmente, no que tange acesso a informações disseminadas na rede mundial de computadores, possibilitar atividades realizadas à distância apresenta-se como mais uma ferramenta pedagógica que a unidade escolar por utilizar.

Atividades à distância pode ser eficaz no objetivo de promover a aprendizagem por respeitar o tempo de aprendizado do estudante e o espaço no qual ele se sente mais à vontade para seus momentos de estudo.

O art. 51 da Resolução nº 01/2018-CEDF (DISTRITO FEDERAL, 2018), prevê até 20% da carga horária total do curso podendo ser realizada à distância.

Desse modo, parte das atividades desenvolvidas neste curso serão desenvolvidas à distância utilizando-se de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

As atividades a distância serão acompanhadas pelo professor da disciplina e pelo coordenador local designado pela unidade escolar.